quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

SANTA MELANCIA: Quem sou EU? O que faço AQUI?!

O meu nome é Lillian C. Barros, sou Nutricionista Clínica, apaixonada pela profissão que escolhi e que exerço, há mais de 8 anos, com todo o carinho e dedicação. 


Licenciei-me inicialmente em Nutrição e Engenharia Alimentar pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz e mais tarde em Ciências da Nutrição pela mesma instituição. Complementei a minha formação académica com uma bolsa de estudo no Reino Unido onde frequentei, na Oxford Brookes University, o Undergraduate Nutrition and Food Science (experiência incrível que me forneceu um crescimento inquestionável quer em termos, académicos, profissionais mas também em termos pessoais e sociais).

Entretanto iniciei a minha experiência clínica acompanhada, em 2004, no serviço público ARS Lisboa e Vale do Tejo, no Centro de Saúde do Alto de São João (2004-2008) e no Hospital de Santa Maria (2006-2009) nos Serviços de Endocrinologia e Metabolismo e no de Psiquiatria e Saúde Mental (Núcleo de Doenças do Comportamento Alimentar), onde acompanhei vários casos clínicos indo do espectro da Anorexia Nervosa à Obesidade Mórbida com indicação para cirurgia. Aqui começa o enamoramento pela nutrição e pelo meu papel na vida destas pessoas.

Desde então desenvolvi uma paixão arrebatadora por esta profissão que escolhi e que me tem acompanhado graças aos excelentes resultados desenvolvidos na melhoria de qualidade de vida dos pacientes que acompanho, a nível de auto-estima, saúde mental e física. Muitos quilos foram perdidos de forma permanentemente nestes anos de trabalho!

É com grande orgulho que reencontro os meus "companheiros e companheiras de dieta" que com tanto entusiasmo me mostram as vaidosas silhuetas saudáveis que conseguiram alcançar e manter até à data! Esta é a minha maior satisfação e recompensa!



A incursão pelo mundo cibernautico começou há relativamente poucos anos quando, em 2010, decidi construir o meu perfil de Facebook profissional (www.facebook.com/lillianbarros ou www.facebook.com/nutricaoclinica) como forma de conseguir acompanhar os meus pacientes à distancia de um ecrã, esclarecendo dúvidas e mantendo um acompanhamento online permanente.




Senti esta necessidade quando, em consulta percebia que existiam dúvidas pontuais, pequenas questões de dia-a-dia, como nas idas ao supermercado, nas escolhas das marcas, na leitura dos rótulos, enfim... dúvidas estas que por vezes são o suficiente para nos deixar bloqueados no dia 1: O inicio da dieta!
Estas questões podem ser esclarecidas sem termos de esperar pela próxima consulta e até lá fazer standby no rigor e aplicabilidade do plano alimentar, pois até à data da próxima consulta perdemos a motivação e força de vontade existente no primeiro encontro!

Depois veio o Instagram (@nutricionististalillian), ainda mais recente, onde conseguirá encontrar imagens pessoais relacionadas com a Nutrição, Alimentação e Saúde, dicas de dia-a-dia e onde poderá conhecer como se alimenta uma nutricionista.

Afinal não é "faça o que digo, não faça o que eu faço!". Aqui é exactamente o contrário, o lema do "em casa de ferreiro: espeto de pau" não se aplica! Passando por dar o exemplo e pela experiência pessoal do que é efectivamente "estar de dieta" é a melhor forma de compreender todas as dificuldades de quem me procura.

E agora surge, por fim, o tão esperado Blog: O Projecto para 2014!
SANTA MELANCIA - O Diário de uma Nutricionista by Lillian C. Barros
Este Blog é um novo desafio que me coloco e que serve também como ferramenta a todos aqueles que frequentam as consultas ou que simplesmente se interessam pelo tema da Nutrição, Alimentação e Saúde!
Tem como objectivo publicar noticias, actualidades, receitas e desmitificar mitos nutricionais.

Apesar de termos cada vez mais informação e mais acesso a ela, continuam a assombrar as mesmas dúvidas e questões em consulta.

Espero ser útil nesta passagem de informação e que sirva como inspiração a todos os que não sentem a motivação suficiente para iniciarem a mudança nas suas vidas. HOJE É O DIA!!

Sem comentários:

Enviar um comentário