quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Como lavar correctamente os vegetais?

Uma das questões que me têm colocado recentemente tem sido sobre qual a forma mais correcta de lavar as frutas e os vegetais, especialmente aqueles que se consomem crus e com casca, quer em saladas quer em sumos.

Para manter a saúde à mesa, não basta apenas seleccionar os melhores ingredientes e alimentos, é necessário ter a certeza de que estes são bem higienizados antes de irem para a mesa. Todos os vegetais que são consumidos crus, como frutas, verduras, legumes e raízes, devem ser bem lavados antes de servidos e preparados. Os biológicos não fogem à regra pois também eles apresentam adubos orgânicos.

A verdade é que existem produtos de compra que prometem a melhor higienização dos mesmos, mas podemos fazer a nossa lavagem em casa com os produtos tradicionais. Descubra como!



Tanto tenho falado em sumos e águas, utilizando frutas e vegetais crus e da importância de mantermos e consumirmos as cascas de alguns ingredientes, ricas em elementos nutricionais salutares, mas ainda não tinha referido a importância que estes alimentos (sejam eles de origem biológica ou não) se encontrem muito bem lavados antes do seu consumo, conseguindo a garantia de produtos verdadeiramente limpos, desinfectados e isentos de bactérias ou outros microorganismos que possam por em causa a nossa saúde e bem estar.



Para tal cá em casa o que faço é lavar muito bem a superfície em água corrente e colocar de molho com vinagre durante cerca de 15-30 minutos (para cada medida de vinagre, utilizar duas medidas de água, por exemplo 500mL de vinagre:1,0L de água)  

Outra solução caseira é utilizar lixívia diluída em água durante cerca de 30 minutos (cerca de 5-10 gotas para cada litro de água).
A lixívia a ser utilizada para desinfectar os alimentos pode ser de qualquer marca do mercado, desde que não tenha detergente nem perfume, ou seja, desde que se trate de "lixívia pura". No final deve passar bem por água corrente.

Alimentos que apresentem cascas grossas ou rugosas devem ser lavados com a ajuda de uma escova para retirar restos de terra.

No final deverá voltar a lavar os alimentos desinfectados em água corrente e está pronto a consumir ou ir para a liquidificadora ou qualquer outro robot de cozinha da sua preferência.

Simples prático e económico!!!

Crianças, grávidas e idosos são especialmente susceptíveis a uma lavagem menos eficientes e por isso devem ter ainda mais atenção. A estes grupos mais sensíveis recomendo desinfectantes com base de hipoclorito de sódio (lixívia) ou produtos já preparados para o efeito de compra em supermercado, como por exemplo a amukuina.

Agora já não há desculpas... mãos à obra... 

2 comentários: