segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Manteigas de FRUTOS SECOS

1 colher por dia, não imagina o bem que lhe fazia!


As manteigas de frutos secos, apesar de fazerem parte do consumo alimentar de países como Canadá ou Estados Unidos já há bastante tempo, parecem agora começar a entrar também nas rotinas e a fazerem parte das listas de compras dos Portugueses.

Como canadiana que sou, mesmo vivendo em Portugal desde muito muito jovem, a manteiga de amendoim foi algo que nunca faltou no nosso repertório alimentar e ainda hoje, comendo, faz-me viajar até aos anos 80 com o saudosismo natural de quem saboreia a infância à colherada. Impressionante como sabores e cheiros nos fazem viajar no tempo! 

A manteiga de amendoim é sem dúvida a mais conhecida, mas manteiga de amêndoa e manteiga de castanha de caju são também alguns dos exemplos que já conseguimos encontrar à venda, quer nos estabelecimentos comerciais quer por encomenda online, e que fazem a delicia de quem as adiciona a pequenos almoço ou lanches, adicionando a batidos, para barrar, untar ou até mesmo cozinhar.

Em termos nutricionais, apenas duas colheres de uma destas manteigas, são altamente energizante, ricas em proteínas de origem vegetal, em gorduras mono e polinsaturadas, benéficas e importantes para a saúde cardiovascular. Apresentam uma elevada quantidade de vitamina E, poderoso antioxidante que ajuda a reparar as células da pele e os tecidos do nosso organismo. São igualmente uma fonte natural de magnésio e potássio, bem como vitaminas importantes, essenciais para todos os processos químicos do nosso corpo.


Embora sejam ricas em calorias, este tipo de manteigas são também ricas em fibras e proteínas. Estes dois nutrientes conhecidos por promoverem a sensação de saciedade, mantém-nos longe da tentações e de comidas pouco saudáveis ou de petiscos constantes ao longo do dia. Como qualquer alimento, no equilíbrio está o benefício e por isso se não exagerar no seu consumo conseguirá tirar o proveito do seu conteúdo nutricional, mantendo um peso saudável.

Aqui fica mais uma prova de que ao contrário do que se fazia até há pouco tempo, as mentalidades começam a mudar e torna-se um hábito dar mais valor à composição nutricional dos alimentos que ao seu valor calórico: “Não vale a pena contarem calorias, contem nutrientes!”


Este é sem dúvida um ingredientes que deveremos utilizar para uma vida ativa e exigente ou um ótimo aliado pré treino para nos fornecer a energia necessária para o melhor rendimento físico possível.
Quem pretende o aumento de peso este também pode constituir um ótimo aliado, se utilizado em quantidades adequadas para o e feito.
Apesar de pouco se falar, existem pessoas com baixo peso, e que sentem muita dificuldade em engordar, mesmo tentando alimentar-se corretamente.

É contudo importante chamar à atenção que quando comprar a sua manteiga de frutos secos deverá ler atentamente os rótulos nutricionais e verificar os ingredientes utilizados para a obtenção do produto final. Muitas marcas adicionam sal, açúcar e até mesmo óleo de palma. É importante procurar o mais natural e genuíno possível. 
Fazer em casa é também uma alternativa, conseguindo controlar inteiramente os seus ingredientes e a qualidade dos mesmos. Em breve experimentarei cá em casa, parece-me bastante simples e claro, partilharei com todos.

Até lá, deixo-vos, como não podia deixar de ser, uma receita alternativa para experimentar as maravilhas destas manteigas saudáveis. Enquanto não preparo a minha própria receita caseira utilizei a marca MyProtein que dentro das que procurei me pareceu a mais equilibrada. Espero que gostem tanto quanto eu!


Aveia adormecida com manteiga de amendoim
a.k.a Overnight oats com manteiga de amendoim

INGREDIENTES:
200ml de bebida de aveia
2 c. sopa de flocos de aveia
1 c. sopa de sementes de chia
1 c. sopa de manteiga de amendoim myprotein

Para o topping:
1 c. chá de amêndoas laminadas tostadas
½ banana
Canela em pó a gosto



MODO DE PREPARAÇÃO:
Junte à bebida de origem vegetal (escolhi de aveia mas pode escolher de amêndoa, arroz ou coco) os flocos de aveia, a chia e a manteiga de amendoim. Misture os ingredientes e deixe repousar num recipiente fechado no frigorifico durante a noite.
Na manhã seguinte junte a fruta laminada, canela e as amêndoas tostadas.
Fica uma delicia por chorar por mais.


Bom apetite!!!

10 comentários:

  1. Muito bom!!! Gostei muito do blog e vou continuar acompanhando... Até mais!

    ResponderEliminar
  2. Que bom!!! Fico muito contente por saber... fique por aí e vá participando! Beijo

    ResponderEliminar
  3. Respostas
    1. Se não tiver nenhuma alergia aos frutos secos ou a qualquer outro ingrediente da receita, sim pode!
      Beijocas

      Eliminar
  4. Não podemos utilizar bebida de soja?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode utilizar a bebida da sua preferência, nomeadamente de soja! Pode também fazê-lo com iogurte ou sumo de fruta e vegetais!

      Beijocas

      Eliminar
  5. Amanhã vou comprar manteiga de amendoim para antes de me deitar fazer esta receita :)

    ResponderEliminar
  6. Olá! gostei imenso do seu livro "Sopas, saladase chás detox"! Está a ajudar-me a perder peso e sinto-me lindamente.
    Faço há muito tempo a manteiga de amendoim - compro no supermecado amendoim crú (saquinhos de 200gr no continente.... vindos da China),e espalho no tabuleiro no forno, com sal. A 200ºC, 400gr, 8 minutos. Mexo e depois trituro muito bem no robot de cozinha. A partir de determinada altura, começa a ficar com a textuta pretendida!! beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico verdadeiramente muito feliz por saber que está a gostar, por partilhar os seus resultados e receitas!!! :)
      Um beijinho muito grande e até breve!! :)

      Eliminar
  7. Ola bom dia, sei que este post já tem 1 ano mas é muito pertinente. A minha filhota tem 8 anos e tem 43 Kg, segundo a médica tem excesso de peso. Até ai tudo bem, mas a médica diz que ela não deve comer manteiga de amendoim. Inclusivamente disse-me, que por os americanos a comerem é que estão gordos. Qual é a sua opinião? Muito obrigada

    ResponderEliminar