segunda-feira, 28 de março de 2016

A Fúria do Açúcar!

A Páscoa já passou!! Com ela as tentações e a mesa repleta de doces e sobremesas... ("sim nutricionista também sofre"!)
Veja o meu plano Detox pós páscoa de 3 dias AQUI

Cá por casa tentamos minimizar estrago... o que explico e aconselho aos meus pacientes em consulta (e que pratico também em família) é não prescindir da tradição, mas sim completá-la com opções mais saudáveis.
Não precisamos de abdicar de tudo, mas devemos sim ter alternativas.



Na minha mesa, para além dos tradicionais docinhos que a mãe, a sogra e a avó gostam de partilhar há também fruta fresca e "doces sem culpa" 

Os doces sem culpa são aqueles, dando asas à imaginação, conseguem substituir ingredientes pouco equilibrados e pouco saudáveis por outros, ditos funcionais, tentando desta forma aliar o bom dos dois mundos: equilíbrio, saúde, sabor e prazer de comer!
Nada melhor do que encontrar o meio termo e aliviarmos a culpa de sabermos que estamos a cometer uma excepção que terá consequências que se sentem na nossa energia, na nossa pele e na nossa balança. Assim é mais fácil por um ponto final ao ciclo vicioso e tentador da "fúria do açúcar"!

Na verdade aquilo que eu chamo de "fúria do açúcar" é um ciclo vicioso! Quem nunca ficou com a sensação de que, quanto mais açúcar come, mais vontade tem de comer?... e que "afinal estava a portar-se tão bem e bastou aquela sobremesa naquele tal jantar, para que ficar com a sensação de que tudo voltou à estaca zero?!
Pois bem esta sensação... não é apenas uma sensação... tem uma explicação fisiológica e com implicações hormonais. Por isso a melhor forma de superar esta condição é arranjar alternativas para os momentos mais difíceis.

Hoje partilho com vocês uma receita que costumo aconselhar aos meus pacientes mais gulosos... Gomas! Sim leu bem... GOMAS! Mas não são umas gomas quaisquer! São à moda da Santa Melancia, claro, o que significa que são fit!

Estas gomas são sem açúcar, muito simples e com pouquíssimos ingredientes. 
Só precisam de ter um frigorífico, formas de silicone para gelo (com formatos giros, vale tudo: corações, flores ou o que bem entenderem), água e gelatinas sem açúcar, ora veja:

INGREDIENTES
300ml de água
1 saqueta de gelatina de aroma em pó sem açúcar
NOTA: prefira gelatinas sem aspartame como as gelatinas com stevia
1 saqueta de gelatina neutra em pó


MODO DE PREPARAÇÃO
Basta aquecer a água juntar as saquetas de gelatina e dissolver.
Deixe arrefecer e preencha as formas de silicone.
Leve ao frigorifico até solidificar.
No final basta apenas desenformar e estão prontas a comer.
SUGESTÃO: se preferir pode fazer a mesma receita utilizando bebida de amêndoa, aveia ou coco em vez de água.




Veja mais sugestões de receitas AQUIAQUI e AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário