sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Como sobreviver aos Jantares de Natal?

Está oficialmente aberta a época dos jantares de natal... todos os anos a mesma coisa... jantar de natal da empresa, jantar de troca de prendas dos melhores amigos, dos amigos afastados, dos amigos da primária, dos amigos da faculdade, dos amigos do grupo do whatsapp e daqueles que decidiram fazer um grupo no facebook.... enfim... não conseguimos ir a todos, mas indo é muito difícil resistir ao festim... afinal de contas nós não somos de ferro!
Sabias que os estudos mais recentes indicam que, o português médio, aumenta entre 2 a 3 quilos na semana entre o natal e a passagem de ano?!? Oh meu Deus... BASTA! 
Este ano vamos fazer com que as coisas sejam diferentes! Para isso não precisas de recusar todos os convites... apenas tens de aprender a programar-te e a minimizar o estrago. Sim, é possível.
Para isso mesmo deixo-vos alguns truques que, pessoalmente, funcionam comigo e com a maior parte dos meus pacientes. Se tiverem outras ideias partilhem... vamos ver se este ano, em conjunto, conseguimos enganar a balança e não precisamos de começar 2018 a ajustar contas com a bendita! 

Ora vejamos:
1. Antes de sair de casa para o jantar come uma sopa de legumes sem batata.  Se não estiveres de barriga vazia, na hora da verdade, conseguirás comer menos quantidade e fazer escolhas mais inteligentes 
2. Evita comer para entreter. Muitas vezes as entradas e os petiscos em cima da mesa são apenas formas de ajudar a passar o tempo. No final dás por ti a comer o queijo da serra, 2 ou 3 fatias de pão alentejano e uma ou outra facadinha no paté e na pasta de atum com maionese. Tudo porque o prato principal ainda demorou um pouco a chegar e entre dois dedos de conversa sabe sempre bem dar uma trinca.
3. Se não queres parecer um bicho do mato, nem destacar-te pela diferença, quando estão todos a comer as entradinhas, então opta por soluções mais equilibradas. Tens sempre hipóteses como o queijinho fresco (sem pão), o presunto magro (retira o excesso de gordura) ou até carpaccio (se houver).
4. Se estiveres num restaurante pede, sempre que possível, uma salada ou uma dose de legumes à parte para acompanhar a tua refeição principal
5. Se estiveres em casa de familiares ou amigos tenta servir-te de mais vegetais e menos hidratos de carbono, evita os molhos e por muito bom que esteja não caias na tentação de repetir a dose. Um prato é mais do que suficiente, o resto é gulodice. 
6. Para beber prefere água (com ou sem gás) ou chás e infusões sem açúcar em alternativa às bebidas açucaradas (como os refrigerantes) ou às bebidas alcóolicas.
7. No final da refeição não peças uma sobremesa só para ti. Se não te apetecer não peças só porque os outros pediram... mas se te apetece algo doce então opta por dividir uma dose com a amiga, o namorado/marido ou então com duas ou três pessoas que estejam sentadas ao teu lado. É o que eu chamo de "repartir o mal pelas aldeias"
8. Como sobremesa em vez do típico doce podes escolher uma peça de fruta fresca, como abacaxi ou papaia (são boas sugestões para ajudarem nas digestões mais difíceis).
9. No dia seguinte tenta fazer refeições principais mais leves como sopa sem batata e uma salada de legumes no forno com frango. 
10. Põe para trás das costas o pensamento de "perdido por 100 perdido por 1000". Um dia não são dias e por isso ainda estás mais do que a tempo de manter o controlo. Não percas o foco.

Sem comentários:

Enviar um comentário