segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Sinais de Mudança...

Segunda-feira de manhã recebi em casa uma encomenda... era uma maçã com o símbolo da McDonald’s (na verdade uma lancheira térmica com o formato de maçã e o logo da marca)! Achei engraçada e abri curiosa! Afinal não era uma brincadeira! Lá dentro tinha frutas, cenouras e... gugas (lembram-se deles?).

Pelos vistos há novidades: A McDonald’s, em associação à Nutri Ventures, criou uma iniciativa pedagógica, que visa incentivar o consumo de frutas e vegetais, junto das crianças e das suas famílias. 
Ao comprar um Happy Meal, é possível optar por novas e diferentes variedades de frutas (de acordo com a época) como maçã de Alcobaça, uva sem grainha, pera rocha, meloa ou abacaxi, cenouras baby, assim como diversas receitas de sopa. Agora, ao fazê-lo, receberão um código que deve ser inserido na APP da iniciativa, chamada MyGuga e, ao cumular 3 códigos, a McDonald’s oferece um Guga colorido da série de animação Nutri Ventures com a qual trabalhei durante vários anos. Existem 4 diferentes para colecionar e, se conhecem a história, sabem que são uma animação, com personalidades muito diferentes.
Quem me acompanha há mais tempo, sabe o carinho especial que tenho pelo projeto e pela missão da Nutri Ventures. Aliás o nome do blog existe graças à inspiração de uma das personagens da série, que tinha expressões peculiares entre as quais: “Santa Melancia”! (vê AQUI)


Bom... mas será que estas são realmente boas notícias?
Ter frutas e vegetais no menu não torna as batatas fritas menos fritas, nem o sal menos salgado, é verdade, mas sem dúvida que melhora a combinação final. Se, no momento da escolha incentivarmos as crianças a optarem por ingredientes mais equilibrados através da brincadeira, talvez consigamos mudar alguma coisa!
É uma iniciativa que pode funcionar, quer pelo consumo direto propriamente dito, quer pelo exemplo que transmitem e que pode ser imitado em casa! Se comer frutas e vegetais voltar a ser divertido (tão ou mais divertido do que comer batata frita), talvez contribua efetivamente para estimular, nas crianças, o hábito de comer de forma mais equilibrada, incentivando-as a aumentarem o consumo de frutas e vegetais. Um aspeto que permite contrariar a realidade revelada pelo Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física (2015-2016), que destaca que 68,9% das crianças não cumpre a recomendação da Organização Mundial da Saúde de consumir mais de 400 g/dia (equivalente a cinco ou mais porções diárias).

Como sabem sou nutricionista e defendo uma alimentação saudável, genuína e autêntica, em consulta e fora dela. Não sou fundamentalista, é certo, e acredito na mudança, no crescimento e na melhoria de conceitos.
Quem podia imaginar há 5-10 anos atrás que poderíamos comprar frutas e vegetais frescos num restaurante McDonald’s? Arrisco-me a dizer: Ninguém!
Não sendo (como seria de esperar) uma defensora do consumo de fast food de forma regular, deixa-me feliz poder assistir à mudança dos tempos e testemunhar uma cadeia como a McDonald’s, outrora associada exclusivamente ao mundo dos fritos, doces e salgados, hoje a oferecer opções de frutas e vegetais frescos nos seus menus. É nestes pormenores que podemos dizer que a nossa luta tem valido a pena!
Este caminho tem sido conseguido graças à mudança de mentalidades do consumidos cada vez mais exigente e graças ao trabalho de empresas, como a Nutri Ventures que tem tido, a meu ver, um papel determinante na sensibilização das crianças pelo entretenimento. Uma forma, que acredito funcionar muito melhor do que a imposição (vê mais AQUI).
Somos consumidores cada vez mais informados, mais preocupadas com o que comemos e afinal de contas defendermos uma alimentação saudável está realmente a ter impacto, até mesmo, nas grandes marcas internacionais! 



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